Televendas SAC: 0800 600 9400

Whatsapp: (41) 99689-1035 ou (41) 99748-0129

Normal, seca, oleosa, mista: cuidados com qualquer tipo de pele

A pele é o maior órgão do corpo humano! Ela tem como funções regular a temperatura, reservar nutrientes e proteger tecidos, ossos  e órgãos internos. Com tantas tarefas, é importante que você conheça as particularidades da sua, para que possa cuidar dela de forma correta.

Primeiramente, é importante saber que o tipo da pele é determinado por fatores genéticos. No entanto, a alimentação, o estilo de vida e até mesmo a forma como cuidamos da pele são fatores determinantes na saúde e beleza dela.

Tipos de pele

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, são 4 os tipos de pele: normal, seca, oleosa e mista. Cada um tem características próprias – e é isto que veremos agora.

Normal

A pele normal é feita de poros pequenos e pouco visíveis. Sua textura é fina, macia, saudável e flexível, permitindo a produção de gordura na quantia correta, sem brilho em excesso ou ressecamento. De todos os tipos que mostraremos neste texto, é o mais equilibrado e que menos desenvolve problemas como manchas e espinhas.

Seca

Caracterizada pela perda em excesso de água, a pele seca apresenta poros pouco visíveis, baixa luminosidade e é mais suscetível à vermelhidão. Menos elástica que outros tipos, possui tendência de envelhecimento mais rápido, facilidade para descamar e maior probabilidade de surgimento de rugas e linhas de expressão. Fatores ambientais como o clima seco, baixas temperaturas, ventos muito fortes e exposição excessiva aos raios solares facilitam o ressecamento da pele.

Oleosa

Sua principal característica é ser mais brilhante e aparente que as outras peles. Isso acontece porque a produção de sebo é muito maior que nos outros tipos. A pele oleosa possui poros dilatados e mais escuros, justamente por causa das grandes quantidades de óleo, e apresenta a maioria dos casos de acne, cravos e espinhas. Alimentos com alto teor de gordura, excesso de sol, stress e fatores hormonais contribuem para uma maior oleosidade da pele.

Mista

A pele mista é o tipo mais comum e, como o nome demonstra, é uma combinação da seca com a oleosa. Seus poros são dilatados em algumas regiões do corpo, como na chamada zona T – nariz, queixo e testa – e em outras é normal e com os poros mais fechados.

Dicas básicas de como cuidar da pele

Independente do tipo da pele, existem alguns cuidados que qualquer pessoa pode fazer para deixá-la bonita e saudável. Veja abaixo:

  • Mantenha uma alimentação saudável. A pele necessita de nutrientes, fibras e minerais para o bom funcionamento;
  • Pratique exercícios físicos. Eles ajudam a tonificar a pele e evitam o envelhecimento precoce;
  • Beba água. O maior órgão do corpo precisa ser bem hidratado, assim como o resto do organismo;
  • Limpe e hidrate. Manter a pele limpa e hidratada com ativos biológicos cuida da saúde dela e auxilia na prevenção de problemas como rugas e manchas.

 

Agora que você já sabe quais são os tipos de pele e os cuidados básicos, procure seu dermatologista e descubra qual o seu. Ele é o profissional certo para te ajudar a cuidar da saúde desse bem tão precioso que é a pele.

 

Voltar