Televendas SAC: 0800 600 9400

Whatsapp: (41) 99689-1035 ou (41) 99748-0129

O que é biotecnologia?

Um conceito novo e que se torna cada vez mais comum a todos nós é a chamada biotecnologia. Mas você sabe o que ela é? Se sua resposta é não, então continue conosco. Vamos explicar o que você precisa saber sobre o assunto.

O que é?

Em linhas gerais, a biotecnologia é um conjunto de técnicas que permite a utilização de ativos biológicos (células, moléculas, organismos) para obter-se um bem ou serviço.

Graças a ela, a indústria farmacêutica e da beleza podem cultivar e utilizar ativos biológicos presentes na natureza para desenvolver tratamentos – como, por exemplo, dermocosméticos. Apesar de ser um conceito recente, a biotecnologia não é tão nova assim. Estima-se que o uso de processos biológicos começou há mais de 6000 anos em diversas civilizações do mundo através da fabricação de alimentos – como os pães e as bebidas fermentadas.

Onde a biotecnologia pode ser aplicada?

Atualmente, muitos setores utilizam os conhecimentos da biotecnologia para o desenvolvimento ou aperfeiçoamento de novos tratamentos. Confira abaixo alguns exemplos:

  • Agricultura: compostos orgânicos, mudas de plantas, plantas com novas propriedades, adubos e pesticidas;
  • Alimentação: fabricação de queijos, pães, vinhos, cervejas;
  • Indústria farmacêutica: fabricação de insulina, hormônios, antibióticos e vacinas;
  • Meio ambiente: purificação da água, petróleo, tratamento do esgoto e do lixo;

Qual a importância da biotecnologia?

Uma área como a biotecnologia é importante principalmente pelos benefícios que traz à nossa sociedade. Pesquisas e estudos no setor permitem inovações em tratamentos, como o surgimento de novos medicamentos, fontes de energia mais limpas, alimentos de melhor qualidade, entre outras coisas.

Em resumo, a biotecnologia anda lado a lado com outro conceito muito empregado pelas empresas responsáveis: a sustentabilidade. Uma produção biotecnológica possibilita menor consumo de energia, uso de menos água para a fabricação e menos resíduos tóxicos, já que muitos tratamentos gerados a partir dela não utilizam fragrâncias, corantes ou conservantes para manterem as suas características – caso dos dermocosméticos.

Biotecnologia e a BelClinic

O uso da biotecnologia permite à BelClinic trabalho pioneiro com os Ativos Biológicos. Eles são uma revolução no tratamento e cuidado com a pele. Diferentemente dos cosméticos tradicionais, nossos dermocosméticos agem na camada mais profunda da pele (derme), onde os ativos protegem e nutrem, devolvendo características como flexibilidade, brilho e elasticidade.

 

Gostou do texto? Sabe mais alguma coisa sobre biotecnologia? Escreva aqui nos comentários e vamos debater este incrível assunto! Para mais conteúdos e informações sobre ativos biológicos, siga nossa página no Facebook!

 

Voltar